quinta-feira, 23 de maio de 2013

MUNDO:

INGLATERRA: BLOODHOUND SSC SERÁ O CARRO MAIS RÁPIDO DO MUNDO E DEVE ULTRAPASSAR A MARCA DOS 1.609Km/h
Parece um avião sem asa, mas é o Boodhound SSC, criado para ser o carro mais rápido do mundo. O projeto, apoiado pelo Ministério da Ciência da Inglaterra, foi iniciado em 2008. Com um orçamento de R$ 46 milhões, persegue um difícil objetivo: ultrapassar a barreira das mil milhas por hora — o equivalente a 1.609km/h! Atualmente, o recorde de velocidade na terra é do também inglês ThrustSSC, carro que, em 1997, alcançou a velocidade supersônica de 1.223km/h.
O projeto Bloodhound vem sendo tocado por Richard Noble e Andy Green — os responsáveis pelo recorde de 1997. Até 480km/h, a impulsão do novo carro é feita por uma turbina Rolls-Royce EJ200 — a mesma do caça Eurofighter Typhoon. Depois, entra em cena um motor de foguete, para chegar aos 1.609km/h. Mas o detalhe mais curioso é a “bomba de combustível” utilizada: um motor V8 Cosworth de Fórmula 1...
Não é para menos: para alimentar o monstro, há um tanque de mil litros de peróxido de hidrogênio, combustível de foguetes. As quatro rodas são de alumínio maciço. E nada de pneus — a borracha não resistiria. Os criadores esperam alcançar a velocidade sonhada em 2015, em um deserto da África do Sul.