terça-feira, 28 de setembro de 2010

Presidente do TRE garante que resultado da eleição sai as 22h30

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) garante que o resultado das eleições no Rio Grande do Norte será divulgado por volta das 22h30. De acordo com o presidente do TRE, o desembargador Vivaldo Pinheiro, 5 horas e 30 minutos será o tempo necessário para concluir a apuração das 6.869 urnas espalhadas pelo estado.
Pinheiro comentou sobre o assunto em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas para o Jornal 96, da 96FM, desta terça-feira (28). Na ocasião, ele explicou que, dada a agilidade do sistema, observadores internacionais estarão em Brasília para conferir a apuração informatizada das eleições.
Enquanto isso, o Brasil dá ainda outros passos no sentido de garantir a segurança da data. Além da novidade na lei eleitoral que determina a necessidade de documento oficial com foto, além do título, no momento da votação; a eleição biométrica também começa a ser utilizada desde este ano.
No Rio Grande do Norte, ela será empregada já em 7 zonas eleitorais, e em 11 municípios, atendendo demanda de 107 mil eleitores – 5% de todo o eleitorado. Quem for votar pelo novo modelo, não precisa portar documento oficial com foto, visto que a identificação é realizada através da impressão digital. Mesmo assim, Vivaldo Pinheiro estima que ambas as medidas tenham vindo para evitar possibilidade de fraude.